Olá,
Vamos continuar com a nossa série de artigos sobre os Princípios da Qualidade. Para ver o artigo anterior, sobre Foco no Cliente, é só clicar aqui.
Vamos falar hoje sobre o segundo princípio, segundo a ótica da ISO 9000, Liderança.
Princípio 2 – Liderança
Declaração
Líderes em todos os níveis estabelecem uma unidade de propósito e direcionamento e criam condições para que as pessoas estejam engajadas para alcançar os objetivos da qualidade da organização.
Justificativa
A criação de unidade de propósito, direcionamento e engajamento das pessoas permite a uma organização alinhar as suas estratégias, políticas, processos e recursos para alcançar os seus objetivos.
Principais benefícios (conforme ISO 9000:2015)
- Aumento da eficácia e da eficiência em atender aos objetivos da qualidade da organização;
- Melhoria na coordenação dos processos da organização;
- Melhoria na comunicação entre níveis e funções da organização;
- Desenvolvimento e melhoria da capacidade da organização e de seu pessoal em fornecer os resultados desejados.
Ações possíveis (conforme ISO 9000:2015)
Algumas das ações possíveis incluem:
- Comunicar a missão, visão, estratégia, políticas e processos da organização para toda a organização;
- Criar e manter valores compartilhados, imparcialidade e modelos éticos de comportamento em todos os níveis da organização;
- Estabelecer uma cultura de confiança e integridade;
- Incentivar um compromisso para a qualidade em toda a organização;
- Assegurar que os líderes em todos os níveis sejam exemplos positivos para as pessoas na organização;
- Prover as pessoas com recursos, treinamento e autoridade necessários para atuar com responsabilização por prestar contas;
- Inspirar, incentivar e reconhecer a contribuição das pessoas.
Na próxima semana, iremos abordar o terceiro princípio, Engajamento das Pessoas.
Até lá!
Faustino Júnior – LinkedIn: faustinojunior | Instagram: @admfaustinojunior
Administrador de Empresas, Auditor Líder ISO 9001/14001/45001/22000. Ajuda empresas e profissionais da qualidade a simplificarem seus processos, contribuindo com tecnologia e conteúdo.
Comentários são bem vindos. Não esqueça de compartilhar o conteúdo em suas redes sociais!
[…] 1 – Foco no Cliente Princípio 2 – Liderança Princípio 3 – Engajamento das Pessoas Princípio 4 – Abordagem de Processo Princípio 5 – […]