Olá,
Vamos continuar com a nossa série de artigos sobre os Princípios da Qualidade. Para ver os artigos anteriores, clique aqui.
Vamos falar hoje sobre o terceiro princípio listado na ISO 9000, Engajamento das Pessoas. A estrutura dos tópicos segue o modelo dos artigos anteriores.
Princípio 3 – Engajamento das Pessoas
Declaração
Pessoas competentes, com poder e engajadas, em todos os níveis da organização, são essenciais para aumentar a capacidade da organização em criar e entregar valor.
Justificativa
A fim de gerir uma organização eficaz e eficientemente, é importante respeitar e envolver todas as pessoas em todos os níveis. Reconhecimento, empoderamento e aperfeiçoamento de competências facilitam o engajamento das pessoas na realização dos objetivos da qualidade da organização.
Principais benefícios (conforme ISO 9000:2015)
- Melhoria da compreensão dos objetivos da qualidade da organização pelas pessoas da organização e maior motivação para alcançá-los;
- Maior envolvimento das pessoas em atividades de melhoria;
- Melhoria do desenvolvimento, das iniciativas e da criatividade das pessoas;
- Melhoria da satisfação das pessoas;
- Melhoria da confiança e da colaboração em toda a organização;
- Maior atenção aos valores e cultura compartilhados em toda a organização.
Ações possíveis (conforme ISO 9000:2015)
As ações possíveis incluem:
- Comunicação com as pessoas para promover a importância da sua contribuição individual;
- Promover a colaboração em toda a organização;
- Facilitar a discussão aberta e o compartilhamento de conhecimentos e experiências;
- Empoderar as pessoas para determinar restrições ao desempenho e para tomar iniciativas sem medo;
- Reconhecer e aceitar a contribuição, aprendizagem e aperfeiçoamento das pessoas;
- Permitir a autoavaliação de desempenho em relação aos objetivos pessoais;
- Realizar pesquisas para avaliar a satisfação das pessoas, comunicar os resultados e tomar medidas apropriadas.
O próximo artigo será sobre o quarto princípio, Abordagem de Processo.
Até a próxima!
Faustino Júnior – LinkedIn: faustinojunior | Instagram: @admfaustinojunior
Administrador de Empresas, Auditor Líder ISO 9001/14001/45001/22000. Ajuda empresas e profissionais da qualidade a simplificarem seus processos, contribuindo com tecnologia e conteúdo.
Comentários são bem vindos. Não esqueça de compartilhar o conteúdo em suas redes sociais!
[…] 1 – Foco no Cliente Princípio 2 – Liderança Princípio 3 – Engajamento das Pessoas Princípio 4 – Abordagem de Processo Princípio 5 – Melhoria Princípio 6 – Tomada de […]