Bem vindo de volta!
Continuando com a nossa série de artigos sobre os Princípios da Qualidade, veremos hoje o quarto princípio, Abordagem de Processo. A estrutura dos tópicos segue o modelo dos artigos anteriores.
Para ver os artigos anteriores, clique aqui.
Princípio 4 – Abordagem de Processo
Declaração
Resultados consistentes e previsíveis são alcançados de forma mais eficaz e eficiente quando as atividades são compreendidas e gerenciadas como processos inter-relacionados que funcionam como um sistema coerente.
Justificativa
O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) consiste em processos inter-relacionados. Compreender como os resultados são produzidos por este sistema permite que uma organização otimize o sistema e seu desempenho.
Principais benefícios (conforme ISO 9000:2015)
- Aumento da capacidade de concentrar esforços em processos principais e em oportunidades de melhoria;
- Resultados consistentes e previsíveis por meio de um sistema de processos alinhados;
- Desempenho otimizado por meio de uma gestão do processo eficaz, do uso eficiente dos recursos e de barreiras interfuncionais reduzidas;
- Permitir que a organização forneça confiança às partes interessadas no que diz respeito à sua consistência, eficácia e eficiência.
Ações possíveis (conforme ISO 9000:2015)
As ações possíveis incluem:
- Definir objetivos do sistema e processos necessários para alcançá-los;
- Estabelecer autoridade, responsabilidade e responsabilização por prestar contas pela gestão de processos;
- Compreender a capacidade da organização e determinar as limitações de recursos antes da ação;
- Determinar as interdependências do processo e analisar o efeito de modificações em processos individuais sobre o sistema como um todo;
- Gerenciar processos e suas inter-relações como um sistema para alcançar os objetivos da qualidade da organização eficaz e eficientemente;
- Assegurar que a informação necessária esteja disponível para operar e melhorar os processos e para monitorar, analisar e avaliar o desempenho do sistema geral;
- Gerenciar os riscos que possam afetar as saídas dos processos e resultados globais do SGQ.
Na próxima semana continuaremos com esta série abordando o quinto princípio, Melhoria.
Até lá!
Faustino Júnior – LinkedIn: faustinojunior | Instagram: @admfaustinojunior
Administrador de Empresas, Auditor Líder ISO 9001/14001/45001/22000. Ajuda empresas e profissionais da qualidade a simplificarem seus processos, contribuindo com tecnologia e conteúdo.
Comentários são bem vindos. Não esqueça de compartilhar o conteúdo em suas redes sociais!
[…] 1 – Foco no Cliente Princípio 2 – Liderança Princípio 3 – Engajamento das Pessoas Princípio 4 – Abordagem de Processo Princípio 5 – Melhoria Princípio 6 – Tomada de Decisão com base em Evidência e por […]