Muitos recém-chegados ao ciclismo não pensam em encher os pneus da bicicleta com a calibragem adequada. Para eles, um pneu é furado ou não, ruim ou bom de pilotar. Mas a realidade é muito mais complexa. Assim como para um automóvel, a calibragem dos pneus da bicicleta pode ter um efeito na eficiência e nas características de manuseio. Vamos entender mais sobre a calibragem ideal dos pneus de bicicleta nesse artigo.
Noções de Calibragem de Pneus de bicicleta
De modo geral, toda bicicleta tem, na lateral do pneu, a pressão indicada para calibragem em PSI – sigla para Pound-Force per Square Inch – expressão em inglês que significa libra-força por polegada quadrada. E, para fazer a calibragem do pneu da bicicleta, você deve estar sempre atento à PSI indicada para cada pneu.
Por questões de segurança, as recomendações do fabricante, referentes a faixa de pressão ou pressão máxima, costumam ser bastante restritivas, mas ainda assim é aconselhável segui-las para evitar problemas. Isso porque colocar seus pneus em uma pressão muito alta ou muito baixa pode ser potencialmente perigoso, além de levar a um desempenho ruim do pneu em termos de aderência, conforto, resistência ao rolamento e furos.
Pneus de bicicletas de Estrada e Mountain Bikes
Os pneus de bicicletas de estrada são sempre calibrados a níveis muito mais altos de PSI do que os pneus de mountain bike. Isso porque quanto mais estreito o pneu, menor a área de contato com o chão, proporcionando mais velocidade. Em contrapartida, pneus muito estreitos apresentam menor aderência no terreno, e consequentemente, menos estabilidade para altas velocidades e curvas. Um pneu de estrada típico suporta uma pressão que pode variar de 90 a 120 PSI.
Os pneus de mountain bike, por outro lado, tendem a rodar com PSI muito menor. Isso ocorre porque os pneus de mountain bike são mais largos e têm maior área de contato com o solo em qualquer PSI. Mountain bikes precisam de pneus que se adaptem aos diferentes tipos de solo, como trilha, asfalto, cascalho, lama ou pedras. Porém, se eles tiverem alta pressão ficarão muito duros, o que prejudica o manuseio da bicicleta. A maioria dos pneus de mountain bike são calibrados entre 25 e 40 PSI.
Atingindo o Ponto Ideal de Calibragem
Uma pressão de pneu muito alta pode fazer com que seu passeio pareça muito acidentado, contudo, pode aumentar o desempenho em curvas rápidas e aumentar um pouco a eficiência. Com mountain bikes, a alta pressão também pode fazer com que o pneu “salte” nos obstáculos em vez de rodar suavemente sobre eles. Por outro lado, a pressão mais baixa pode fazer com que sua bicicleta tenha menos estabilidade e reduza a eficiência – e também o coloca em perigo adicional de furos nos pneus – mas pode melhorar a tração em condições adversas e geralmente proporciona um passeio mais confortável.
Em geral, os ciclistas que pesam mais vão querer usar uma pressão mais alta do que aqueles que pesam menos, e as rodas com pneus sem câmara usarão uma pressão um pouco menor que a média. Não se esqueça, também, que muitos ciclistas preferem usar uma pressão um pouco menor no pneu dianteiro. Isso pode proporcionar um passeio mais confortável sem diminuir o desempenho. Além dessas diretrizes gerais, a pressão adequada dos pneus é uma questão de preferência pessoal.
Para obter o ponto ideal da pressão dos pneus, você não precisa olhar para um gráfico PSI de pneus de bicicleta. Comece enchendo o pneu até a pressão máxima. Lembrando: todo pneu tem a pressão máxima marcada na lateral do pneu. Certifique-se de não exceder este número! Ande por um tempo e depois diminua a pressão em 10 PSI. Observe as características de manuseio enquanto você pedala. Continue ajustando sua pressão em cinco ou 10 PSI até sentir que encontrou o ponto ideal para você. Todos nós podemos e devemos experimentar diferentes pressões em diferentes circunstâncias. Tentativa e erro, porque o ar é gratuito.
SOBRE A BRICS
A BRICS realiza certificações de Pneus de Bicicletas de Uso Adulto segundo o estabelecido pela Portaria Inmetro nº 393/2020 e o nosso Selo de Certificação de Segurança garante que o produto passou por testes laboratoriais e está cumprindo todos os requisitos de segurança definidos nas normas aplicáveis.
Com todo esse material fica fácil acertar na calibragem do pneu de bicicleta e ainda garantir que seu passeio fique melhor. Curtiu nossas dicas? Então compartilhe com seus amigos que curtem um pedal!
BRICS Certificações
Garantindo Segurança no seu dia-a-dia!