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O que é RGCP?

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O RGCP, que significa Requisitos Gerais de Certificação de Produtos, é uma Portaria emitida pelo Inmetro. Ela estabelece os critérios comuns que se aplicam a todos os Requisitos de Avaliação da Conformidade (RAC) que utilizam o mecanismo de Certificação de Produtos. As especificidades de cada escopo são detalhadas nos RACs específicos do objeto da avaliação da conformidade. A Portaria RGCP atual é a Portaria Inmetro nº 200/2021, a qual entrou em vigor no dia 1º de junho deste mesmo ano.  Para entender melhor sobre essa Portaria, continue lendo nosso artigo.

ETAPAS DE CERTIFICAÇÃO

O processo de avaliação da conformidade é constituído por várias etapas. Esta Portaria apresenta os requisitos para cada uma delas:

Avaliação Inicial
  • Solicitação da Certificação;
  • Análise da Solicitação e da Conformidade da Documentação;
  • Auditoria Inicial do Sistema de Gestão da Qualidade e Avaliação do Processo Produtivo;
  • Plano de Ensaios Iniciais;
  • Emissão do Certificado de Conformidade.
Avaliação de Manutenção
  • Auditoria de Manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade e Avaliação do Processo Produtivo;
  • Plano de Ensaios de Manutenção;
  • Confirmação da Manutenção.
Avaliação de Recertificação
  • Avaliação de Recertificação.

TRATAMENTO DE RECLAMAÇÕES

É importante considerar que na sua seção 7 a Portaria Inmetro nº 200/2021 traz a exigência de que o solicitante da certificação apresente uma sistemática de Tratamento de Reclamações. Ela deve considerar:

  • Alinhamento à Lei n.º 8078/1990 – Código de Defesa do Consumidor;
  • Análise crítica dos resultados e tomada de providências devidas, mantendo registro de cada situação (tratamento dado e estágio atual);
  • Responsabilidades quanto ao tratamento das reclamações;
  • Comprometimento em responder ao Inmetro qualquer reclamação no prazo de 15 (quinze) dias;
  • Comprometimento em responder ao reclamante quanto ao recebimento, tratamento e conclusão da reclamação, conforme prazos estabelecidos internamente, entre outras.

Para saber mais sobre como implementar o Tratamento de Reclamação exigido pelo Inmetro, acesse nosso curso EAD no link a seguir:

 

Outras seções da Portaria oferecem informações com relação a Responsabilidades e Obrigações do detentor do certificado e do Organismo de Certificação de Produtos, penalidades e informações sobre cancelamento de certificados.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo número +55 (11) 2087-7051 ou pelo email contato@bricsgroup.com.br.

Será um prazer atender você!

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ATENÇÃO: Esse artigo foi publicado na data listada acima. Normas, Portarias e Legislações são constantemente atualizadas. O conteúdo pode estar obsoleto, dependendo do momento da leitura. Consulte nossos últimos artigos relacionados ao tema ou entre em contato com a nossa equipe e tire suas dúvidas sobre a legislação atual.

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