Existem tantas marcas diferentes de mamadeiras e bicos, que escolher uma pode parecer confuso. Não há mamadeira padrão ouro aprovada por especialistas. No final, tudo se resume a quais funcionam bem para o seu bebê e para você! Dito isto, você tem que começar de algum lugar. Então, acomode-se e continue lendo. Aqui você vai encontrar algumas dicas de como escolher mamadeiras e bicos para o seu bebê.
De quantas mamadeiras e bicos eu preciso?
Isso dependerá da frequência com que você planeja usar mamadeiras para alimentar seu bebê. Os bebês recém-nascidos geralmente se alimentam entre 10 e 14 vezes em 24 horas, com as mamadas se tornando um pouco menos frequente à medida que crescem. Se você está alimentando exclusivamente seu bebê com mamadeira, você pode querer cerca de quatro a seis mamadeiras e bicos para começar. Isso permite esterilizá-los entre as mamadas. Mas, se você planeja usar mamadeiras ocasionalmente, ou uma vez por dia, pode fazer sentido comprar apenas uma mamadeira e bico.
Se você está planejando amamentar, não é necessário comprar mamadeiras ‘apenas por precaução’. O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria não recomendam oferecer mamadeira para bebês. Isso porque o uso prolongado pode prejudicar a amamentação e desenvolvimento dos pequenos. O ideal é que os bebês mamem no seio da mãe e tomem apenas leite materno até os 6 meses, quando isso for possível.
Qual o tamanho da mamadeira meu bebê vai precisar?
As mamadeiras têm diferentes tamanhos e capacidade. No geral, as pequenas comportam 30ml e as grandes comportam 240ml. Nas primeiras semanas, os recém-nascidos se alimentam pouco e muitas vezes. As mamadeiras menores são mais adequadas para este período.
No entanto, a medida que o bebê cresce e o consumo de leite aumenta, os pais vão precisar passar a usar mamadeiras maiores. Cada bebê é diferente, então não há uma idade definida para quando isso deve acontecer. É importante conversar com o pediatra e ver os sinais de que o bebê precisa de mais leite, como terminar cada mamada e parecer querer mais.
Que tipo de mamadeira é melhor?
Desde janeiro de 2012, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) baixou resolução proibindo bisfenol-A (BPA) em mamadeiras. Isso ocorreu devido a preocupações de que o produto químico pudesse sair do plástico e ser absorvido pelos bebês. Nenhuma das mamadeiras à venda no Brasil deve ter BPA .
Muitos pais querem saber ‘qual a mamadeira é melhor?’ Cabe a você e seu bebê ver o que funciona. Aqui está uma visão geral dos principais tipos de mamadeiras disponíveis no mercado.
Comparando os Materiais da Mamadeira
Plástico – As vantagens das mamadeiras de plástico são que elas são leves e não quebram se caírem. Uma desvantagem é que eles se deterioram com o tempo e precisam ser substituídos periodicamente. Sinais de deterioração incluem arranhões, rachaduras, vazamentos, descoloração e mau cheiro. Se você decidir comprar esse tipo de mamadeira, certifique-se de que elas não contenham BPA (ou bisfenol A – uma substância potencialmente nociva que não é mais permitida em produtos para bebês).
Vidro: As mamadeiras de vidro são naturalmente livres de BPA e duráveis, mas também são mais pesadas, mais caras e quebráveis.
Mamadeiras anticólicas e antirrefluxo
Estas são mamadeiras mais caras e seu design deve reduzir a probabilidade de sintomas de cólica e refluxos . Os modelos anticólica, geralmente possuem uma válvula interna para impedir que o bebê engula muito ar durante a sucção. Já as mamadeiras antirrefluxos contam com mecanismos dos fabricantes que evitam que o bebê tenha menos eventos de gases e de soluços após a amamentação.
Contudo, é difícil saber se isso realmente faz diferença. Por isso, usar essas mamadeiras não garante que seu bebê não terá nenhum dos problemas.
Como escolher o bico?
Existe uma enorme variedade de bicos no mercado, o que pode ser muito confuso na hora de escolher uma para o seu bebê. Em geral, os bicos de mamadeira são feitos de látex ou silicone. O látex é mais macio e flexível, mas se desgasta mais rapidamente e alguns bebês são alérgicos a ele. O silicone é mais firme que o látex, mas mais durável. Fique de olho nos bicos da mamadeira e substitua-os se apresentarem sinais de desgaste, como afinamento, ou ficarem pegajosos, descoloridos, rachados ou rasgados. Outro sinal de que é hora de um novo bico é se o leite começar a fluir mais rápido do que antes.
SELO INMETRO
Lembre-se sempre, independente da marca, é importante sempre buscar o selo Inmetro, para atestar a segurança da mamadeira e do bico. Alguns fabricantes criaram identificações próprias, como “BPA-free” ou “Livre de BPA”, que não substituem o selo Inmetro, mas ajudam na hora da compra. Procure nosso selo para mamadeiras e bicos de mamadeiras.
A Brics realiza certificações de mamadeiras e bicos de mamadeiras segundo o estabelecido pela Portaria Inmetro nº 216/2021 e o nosso Selo de Certificação de Segurança garante que o produto passou por testes laboratoriais e está cumprindo todos os requisitos de segurança definidos nas normas aplicáveis.
Agora ficou mais fácil escolher mamadeiras e bicos de mamadeira, não acha? Se este texto foi útil para você, compartilhe!
BRICS Certificações
Garantindo Segurança no seu dia a dia