Em atividade no país desde 2008, a “Lei da Cadeirinha” define as obrigatoriedades para transportar bebês e crianças de até (ou igual) a dez anos em automóveis. O que muitos motoristas, pais e mães desconhecem, e que é comum encontrar em modelos de carros novos, é o Isofix. Mas o que é Isofix? Como ele funciona?
O que é ISOFIX?
O Sistema Isofix é um padrão de fixação na instalação de dispositivos de retenção de crianças (cadeirinhas, base do bebê conforto). Seguindo um padrão internacional, ele facilita a instalação segura de uma cadeirinha de criança no carro usando pontos de ancoragem padronizados em vez do cinto de segurança. Ele mantém o assento de bebê no lugar, mesmo se houver impactos laterais – ao contrário de assentos mais antigos presos por cintos de segurança
O sistema ISOFIX foi inventado para garantir que os assentos infantis sejam instalados corretamente, de forma rápida e fácil, minimizando a margem de erro na sua instalação.
Como funciona o Isofix?
As cadeirinhas e bases ISOFIX possuem 2 pontos de apoio que se fixam em pontos específicos no automóvel. Este sistema torna a cadeirinha parte integrante do carro. São 2 conectores de metal que se fixam nos pontos de ancoragem (grampos metálicos) na base do assento traseiro do veículo. Para prender o assento infantil ao sistema Isofix, basta pressionar os clipes da cadeira nas peças montadas no carro.
Na maioria dos casos, é emitido um sinal – um indicador no assento que passa de vermelho para verde, por exemplo – para mostrar que o assento está bem instalado.
Um terceiro ponto, chamado Top Tether, ou ponto de ancoragem superior, está presente nos modelos mais novos. Ele é um gancho que fica localizado no piso do porta-malas ou na parte traseira do banco. Serve para dar ainda mais estabilidade à cadeirinha, evitando que a esta tombe para os lados em caso de freada brusca ou impacto lateral.
Além do Top Tether, uma terceira opção de ponto de ancoragem é a Haste de suporte, ou pé de apoio, uma opção nas cadeirinhas quando não há um Top Tether. Essa opção, geralmente é utilizada quando o carro não é compatível com o Top Tether. Trata-se de uma haste que deve ser posicionada sobre o chão do carro, ou seja, fica posicionada embaixo da cadeirinha ou bebê conforto, entre os bancos traseiro e dianteiro. Para funcionar corretamente, a haste deve estar alongada até que encoste no chão e esteja estabilizada.
Muitos modelos de carros já possuem o sistema Isofix, especialmente os importados. Essa é uma informação que pode ser encontrada no manual do proprietário e até mesmo no banco traseiro, que normalmente traz uma etiqueta com o nome Isofix nas entradas para encaixe dos ganchos.
Meu carro não possui Isofix. E agora?
Se o seu carro não possui Isofix, sem problemas. A cadeirinha e o bebê conforto podem ser presos com o cinto de segurança, sem correr o risco de ser multado. Vale ressaltar, contudo, que é necessário observar qual a cadeirinha adequada para cada idade.
Quer saber qual é a cadeirinha ideal para seu filho? Acesse nosso artigo: Quais os tipos de Cadeirinhas para cada Idade?
Lembre-se: o mais importante é a segurança do seu filho estar em primeiro lugar.
BRICS Certificações
Garantindo Segurança no seu dia-a-dia!