Nos últimos tempos, o chamado ‘biocombustível’ tornou-se popular em todo o mundo como uma alternativa idêntica ao petróleo e ao diesel. Uma vez que é feito de gorduras e óleos orgânicos – geralmente óleos residuais, gorduras animais ou gordura de restaurante – é relativamente limpo e não tóxico. Continue lendo e conheça a história do biodiesel no Brasil e no mundo, suas vantagens e a relação dele com o Diesel S10.
CONHECENDO O BIODIESEL
O biodiesel é um combustível alternativo semelhante ao diesel convencional ou ‘fóssil’. Ele pode ser produzido a partir de óleo vegetal puro, óleo/gordura animal, sebo e óleo de cozinha residual. O processo usado para converter esses óleos em biodiesel é chamado de transesterificação. Por meio desse processo, os triglicerídeos presentes nos óleos e gordura animal reagem com um álcool primário, metanol ou etanol, gerando dois produtos: o éster e a glicerina.
A transesterificação foi descoberta em 1853, por um homem chamado Patrick Duffy. Isso foi muito antes do primeiro motor a diesel ser produzido e, na época, não havia uma aplicação prática para esse novo desenvolvimento. Mas isso mudou em 1893 em Augsburg, Alemanha, quando o primeiro motor a diesel foi inventado e nomeado em homenagem a Rudolf Diesel, um inventor alemão e engenheiro mecânico. Diesel construiu seu primeiro protótipo no início do verão de 1893 e o executou pela primeira vez em 10 de agosto do mesmo ano, usando óleo de amendoim como combustível. Por conta desse evento, diversas fontes consideram o 10 de agosto como “Dia Internacional do Biodiesel”.
Como o diesel derivado do petróleo, o biodiesel é usado para abastecer os motores de ignição por compressão (diesel). O biodiesel pode ser misturado ao diesel de petróleo em qualquer porcentagem. É o Biodiesel BXX, onde XX é a percentagem em volume do biodiesel à mistura. Por exemplo, o B5, B20 e B100 são combustíveis com uma concentração de 5%, 20% e 100% de biodiesel, respectivamente.
Biodiesel no Brasil
O Brasil é uma região muito privilegiada em questões de produção de biodiesel, pois existem diferentes espécies vegetais no país que podem ser usadas para sua produção. Entre elas estão a mamona, palma, girassol, amendoim, soja, algodão, dentre outros. Os principais estados produtores são: São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rio Grande do Sul.
No Brasil, a criação do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), em 2004, marca o início da produção e uso de biodiesel no país. A obrigatoriedade veio no artigo 2º da Lei n° 11.097/2005, que introduziu o biodiesel na matriz energética brasileira. Em 2008, a comercialização do biodiesel, na proporção de 2% adicionado ao diesel (mistura B2) passou a ser obrigatória em todo o país. Nos anos seguintes esse percentual foi ampliado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e hoje, em 2022, a mistura de biodiesel no diesel está 10% (B10).
O Brasil é uma região muito privilegiada em questões de produção de biodiesel. Contudo, a tecnologia de fabricação desse combustível ainda está em desenvolvimento, mas isso não deixa o país pra trás, visto que a produção e o consumo de biodiesel pelo Brasil são umas das maiores do mundo, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), responsável pela regulação da produção desse combustível.
Benefícios do Biodiesel
O biodiesel tem se destacado como alternativa de combustível ao óleo diesel, pois é bem menos agressivo ao meio ambiente. Apesar de não ser totalmente limpo, o biodiesel, quando comparado ao diesel, oferece várias vantagens, sendo que algumas são:
- É renovável- Por ser produzido a partir de materiais orgânicos – plantas e animais, o biodiesel é muito mais renovável do que seus equivalentes derivados do petróleo;
- É biodegradável – Sua fabricação é um método eficaz de reciclagem. Os biocombustíveis não são apenas produzidos a partir de materiais orgânicos renováveis, mas também podem ser produzidos a partir de uma enorme variedade desses materiais;
- Eles queimam de forma limpa – Um dos principais fatores que diferenciam o biodiesel dos combustíveis fósseis é a forma como eles queimam. Eles produzem menos emissões de carbono do que os combustíveis tradicionais, o que os torna mais limpos e ecológicos;
- Estímulo Econômico – A produção de biocombustíveis pode gerar centenas ou até milhares de empregos em áreas rurais ou remotas. Como os biocombustíveis são produzidos localmente, é a comunidade local que se beneficia.
As desvantagens ficam por conta do aumento do risco de desmatamento, pois para atender a uma demanda global de biodiesel torna-se necessário ampliar as áreas de plantação agrícola, e aumento no preço dos produtos derivados de matéria-prima (leite de soja, óleos, carne, ovos etc.) utilizadas na fabricação deste combustível.
Biodiesel e o Diesel S10
O diesel S10 começou a ganhar volume no país a partir de 2013, quando a norma Proconve P7 (equivalente a Euro 5) tornou-se obrigatória. Ele leva o nome “S10” por possuir 10 partículas de enxofre (elemento químico de símbolo S) por milhão de combustível (10 ppm), substituindo o Diesel S500, combustível utilizado nos motores de veículos fabricados até então. O Diesel S10 possui em sua concentração em média de 10% de biodiesel.
Além de levar em sua composição o biodiesel, o Diesel S10 é o combustível utilizado em veículos que possuem o sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva) para controle de emissão de poluentes e que usam Arla 32. Saiba mais sobre ARLA 32 aqui.
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