Inventadas em 1859 pelo físico francês Gaston Planté, as baterias automotivas de chumbo-ácido foram as primeiras baterias para uso comercial e, como as técnicas de fabricação avançaram muito e seus componentes eletroquímicos (chumbo e ácido sulfúrico) são muito comuns, elas se tornaram baratas. Atualmente, essas baterias são usadas principalmente nos nossos carros.
Como as baterias de chumbo-ácido funcionam?
As baterias são um conjunto de pilhas ligadas umas às outras, em série, isto é, o polo positivo de uma pilha está ligado ao polo negativo de outra e assim sucessivamente.
As baterias utilizadas em automóveis são compostas de 6 pilhas ou células de chumbo-ácido. Seu polo negativo corresponde às placas de chumbo metálico (Pb); o seu polo positivo, às placas de dióxido de chumbo (PbO2); e o eletrólito, corresponde a uma solução aquosa de ácido sulfúrico (H2SO4), podendo ou não estar imobilizada na forma de gel ou absorvida no separador.
Durante a descarga da bateria, os materiais positivos e negativos são transformados em sulfato de chumbo. Isso ocorre quando uma carga elétrica (luzes ou motor de partida) é conectada através da bateria, e uma corrente flui do polo negativo da bateria para o polo positivo, passando através da carga externa. No entanto, é possível recarregar novamente as baterias de chumbo por se fornecer energia ao sistema, ou seja, é possível passar uma corrente elétrica fornecida por um gerador de corrente contínua, como um alternador ou dínamo. Com isso, o sulfato de chumbo se converte e volta aos materiais originais, dióxido de chumbo e chumbo metálico.
As baterias de chumbo-ácido utilizadas em automóveis são muito duráveis, com uma voltagem de 12V e são as baterias mais econômicas quando seu peso não é um problema.
Baterias Automotivas e a Certificação Inmetro
Com foco na segurança do usuário e no desempenho do produto, o Inmetro definiu que as baterias automotivas chumbo-ácido, limitadas à tensão nominal de 12 Volts e destinadas ao arranque de motores a combustão e alimentação dos sistemas eletro eletrônicos de veículos automotores, são produtos de certificação compulsória, ou seja, obrigatória, segundo a Portaria INMETRO nº 145, de 28/03/2022. A obrigatoriedade vale tanto para o mercado de reposição quanto para as montadoras.
Para conferir se uma bateria está certificada, basta conferir o Selo de Identificação da Conformidade. Ele deve ser impresso de forma clara, legível e indelével no rótulo da bateria, contendo o logotipo do Inmetro, a identificação do OCP (organismo certificador) e o número de registro do produto. Baterias comercializadas embaladas também devem apresentar o Selo de Identificação da Conformidade em sua embalagem.
A BRICS Certificações atua como Organismo Certificador de Produtos (OCP) e o Selo de Certificação Inmetro que concedemos aos nossos clientes garante segurança, confiabilidade e qualidade que o produto precisa! Para mais informações, clique aqui.
Entre em contato com nosso time de especialistas pelo número +55 (11) 2087-7051 ou pelo email contato@bricsgroup.com.br, e saiba como a Brics Certificações pode ajudar sua empresa na certificação de Baterias Automotivas.
BRICS Certificações
Credibilidade e Confiança para sua Marca!
ATENÇÃO: Esse artigo foi publicado na data listada acima. Normas, Portarias e Legislações são constantemente atualizadas. O conteúdo pode estar obsoleto, dependendo do momento da leitura. Consulte nossos últimos artigos relacionados ao tema ou entre em contato com a nossa equipe e tire suas dúvidas sobre a legislação atual.