O conceito de casa inteligente, ou Smart Homes, vem se tornando cada vez mais conhecido das pessoas e ganha destaque como uma maneira de tornar a vida cotidiana mais conveniente, eficiente e segura. Mas, o que exatamente é uma casa inteligente, como ela funciona e quais são as vantagens de tê-la? Vamos explorar tudo isso, além de apresentar quatro produtos essenciais para uma casa inteligente e as tecnologias por trás deles.
O que é uma Casa Inteligente?
Uma casa inteligente é aquela que utiliza dispositivos tecnológicos para automatizar tarefas diárias, tornando a vida mais eficiente e confortável. Ao adquirir esses dispositivos, você cria um ambiente que opera de forma independente, sem a necessidade constante de interação humana. Isso tudo acontece graças à conexão com a internet, aplicativos e assistentes virtuais, que unem diferentes sistemas de automação e dão vida às Smart Homes.
Dessa maneira, é possível programar o ar condicionado para ligar de segunda a sexta-feira às 17h, garantindo que o ambiente esteja na temperatura ideal quando você chegar em casa após o trabalho, por exemplo. Essa programação pode ser configurada previamente ou acionada remotamente.
Como funciona uma casa inteligente?
Casas inteligentes operam por meio da tecnologia IoT (Internet das Coisas). É essa tecnologia que permite a conexão de todos os dispositivos a um servidor central, responsável por gerenciar as configurações dos dispositivos distribuídos pela casa, possibilitando a automação. Esse papel pode ser desempenhado por um aplicativo associado a cada dispositivo ou por uma assistente virtual que integra esses aparelhos, como o Amazon Echo com a assistente Alexa, o Google Assistente e a Siri, da Apple.
Exemplos práticos de aplicação da IoT em residências incluem Smart TVs, geladeiras inteligentes, sistemas de iluminação automatizados, climatizadores, sistemas de segurança, entre outros.
Muitos fabricantes, incluindo empresas brasileiras, disponibilizam produtos já “conectados” para tornar a casa mais inteligente. Entre os mais acessíveis, destacam-se lâmpadas, câmeras de segurança, tomadas inteligentes, fechaduras eletrônicas, sensores de movimento, aspiradores automáticos e muito mais.
Após a aquisição de qualquer um desses produtos, o próximo passo é: fazer o download do aplicativo correspondente, seja o próprio aplicativo do dispositivo em questão ou utilizar uma das assistentes virtuais disponíveis, para configurar a automação desejada.
Vantagens de ter uma Casa Inteligente
Sem dúvida, possuir uma casa conectada à internet traz inúmeras vantagens, abrangendo tanto a esfera da segurança quanto da comodidade. A seguir, apresentaremos detalhes sobre os benefícios de uma casa inteligente.
Segurança
Uma das principais vantagens da conectividade aplicada à vida doméstica é a segurança. Por meio da tecnologia das casas inteligentes, é possível monitorar e controlar funções de sua residência com apenas alguns cliques, mesmo à distância.
Elementos comuns das casas inteligentes voltados para a segurança incluem câmeras inteligentes, fechaduras inteligentes e vídeo porteiro inteligente.
COmodidade
Outra grande vantagem das casas inteligentes é a comodidade que proporcionam. Nesse contexto, tarefas podem ser realizadas de maneira remota, seja por meio de assistentes de voz ou aplicativos. Com um smart speaker, é possível selecionar o filme desejado, apagar as luzes e fechar as cortinas apenas com comandos de voz. E, se você tiver uma pipoqueira conectada a um interruptor inteligente, até a pipoca pode ser preparada automaticamente.
Praticidade
Com dispositivos inteligentes, é possível controlar a temperatura ambiente, ligar o ar-condicionado e ajustar a iluminação diretamente pelo celular. Essas comodidades são de grande utilidade na rotina diária, especialmente para aqueles que enfrentam uma agenda movimentada.
Nesse sentido, você já pensou na possibilidade de chegar em casa durante o verão e desfrutar de um ambiente fresquinho? Essa é uma realidade alcançada por meio de uma casa inteligente, que não apenas oferece praticidade em sua vida cotidiana, mas também promove o seu bem-estar.
4 Produtos para uma Casa Inteligente
Com o progresso tecnológico contínuo, as casas inteligentes estão se tornando cada vez mais acessíveis. O custo do investimento não precisa ser elevado, e agora é viável automatizar praticamente todas as funções da residência, abrangendo uma ampla variedade de cômodos. Descubra quais são alguns dispositivos que podem ser incorporados a uma casa inteligente.
Lâmpadas Inteligentes
O sistema de iluminação é, de longe, o sistema integrado mais comum nas casas inteligentes. Elas podem ser controladas através de um aplicativo ou por comandos de voz. O controle dessas lâmpadas é realizado por meio de uma conexão Wi-Fi, eliminando a necessidade de recorrer a interruptores físicos. Muitos modelos de lâmpadas oferecem ainda a possibilidade de ajustar a intensidade e a tonalidade da luz de acordo com as preferências do usuário.
Assistentes Virtuais
Dispositivos como Amazon Echo e Google Home usam protocolos de IoT para responder a comandos de voz e controlar dispositivos em toda a casa, tornando a automação acessível. Eles integram todos os dispositivos, como iluminação e eletrônicos, entre outros. Os comandos podem ser acionados por sensores de texto ou por voz.
Normalmente, os comandos são acionados por sensores de voz que interpretam as solicitações do usuário e executam ações sem a necessidade de pressionar botões, simplificando o processo.
Graças a esses dispositivos, é possível criar rotinas que automatizam funções ao longo do dia. Por exemplo, você pode programar a ativação do alarme às 7h, ligar a cafeteira às 7h30 e apagar as luzes às 8h30, quando estiver prestes a sair para o trabalho.
Robô aspirador
A função primordial desses dispositivos é automatizar a tarefa de limpar a casa. Os robôs realizam a limpeza dos ambientes de forma automática, seguindo as configurações estabelecidas pelo usuário.
Além de aspirar, muitos modelos apresentam funcionalidades adicionais, como varrer, passar pano, controle à distância, carregamento automático e integração com assistentes virtuais.
Esse aspirador funciona com o auxílio de sensores de reconhecimento espacial, o que garante que ele realize a limpeza de forma praticamente autônoma. Basta acioná-lo via smartphone ou controle Wi-Fi, e pronto, o chão da casa fica impecavelmente limpo.
Fechaduras Inteligentes
As fechaduras Inteligentes dispensam o uso de chaves e operam por meio de tecnologias como biometria, sensores de presença e conexão wireless.
Os modelos com biometria são ativados por meio das impressões digitais previamente cadastradas pelos moradores. Já com o sistema wireless, por exemplo, o usuário pode executar comandos diretamente pelo aplicativo do dispositivo, mesmo à distância. Mesmo que você esteja em outra cidade, ou até mesmo em outro país, é possível abrir a porta para alguém que precise acessar sua residência.
Outra grande vantagem é que muitos modelos possuem a função de travamento automático alguns minutos após a entrada na casa. Isso significa que a fechadura eletrônica proporciona segurança adicional e elimina aquela incerteza sobre se a porta foi ou não trancada antes de dormir.
Através do aplicativo, disponível na maioria dos modelos, é possível também acompanhar os horários de abertura e fechamento da fechadura, proporcionando um controle completo sobre o acesso à sua casa.
CERTIFICAÇÃO ANATEL
Para garantir a segurança e a qualidade dos produtos de casas inteligentes, é fundamental escolher produtos certificados pela Anatel. A certificação da Agência Nacional de Telecomunicações assegura que os dispositivos atendam a padrões rigorosos de qualidade, segurança e funcionamento, minimizando riscos para os usuários e suas casas inteligentes.
A Anatel requer a homologação de uma variedade de produtos, incluindo dispositivos de telefonia fixa e móvel, modems e equipamentos que fazem uso de tecnologias como Wi-Fi ou Bluetooth.
Além disso, alguns produtos que não se enquadram diretamente na categoria de comunicação, mas desempenham um papel importante no funcionamento desses dispositivos, também precisam passar pelo processo de homologação. Um exemplo notável são as baterias e os carregadores de telefones celulares.
Assim, você deve sempre adquirir ou utilizar produtos para telecomunicações homologados pela Anatel, que garantem a conformidade com o Regulamento sobre Certificação e Homologação da Agência e com todos os demais regulamentos aplicados ao setor das telecomunicações.
Tem dúvidas sobre se o produto está certificado e homologado pela Anatel, então faça uma consulta por meio da página de Consulta de Produtos.
A BRICS é um OCD – Organismo de Certificação Designado pela ANATEL, o que nos permite certificar produtos de telecomunicações em todo o Brasil. Se você é um fabricante ou importador de produtos de telecomunicações e precisa ter seu produto homologado pela ANATEL, nós podemos te ajudar! Entre em contato com nosso comercial pelo número +55 (11) 2087-7051 ou pelo email contato@bricsgroup.com.br.
Será um prazer atender você!
Credibilidade e Confiança para sua Marca!