O Dia Mundial das Telecomunicações é comemorado anualmente em 17 de maio desde 1969. A data marca o aniversário da fundação da UIT (União Internacional das Telecomunicações) em 17 de maio de 1865, quando a primeira Convenção Telegráfica Internacional foi assinada em Paris.
Com o crescimento da importância da tecnologia da informação ao lado das telecomunicações – especialmente a Internet – reconheceu-se que o tema também precisava ser levado à atenção do público. Por isso, em 2005, a Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação convocou a Assembleia Geral das Nações Unidas a declarar o dia 17 de maio como o Dia Mundial da Sociedade da Informação. O objetivo era focar na importância das TIC (tecnologias da informação e comunicação) e na ampla gama de questões relacionadas à Sociedade da Informação levantadas pela cúpula. Dessa forma, a Assembleia Geral da ONU decidiu em março de 2006 que o Dia Mundial da Sociedade da Informação realmente ocorreria todos os anos em 17 de maio. Mais tarde, em novembro do mesmo ano, foi decidido celebrar ambos os eventos em 17 de maio como o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação.
O objetivo do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação é ajudar a aumentar a conscientização sobre as possibilidades que o uso da Internet e outras tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem trazer para as sociedades e economias, bem como formas de superar o fosso digital. O fosso digital ocorre quando há forte discrepância entre tecnologias de informação de nações desenvolvidas e em desenvolvimento. Trata-se de um impacto negativo que vem sendo gerado paralelamente aos movimentos de inclusão digital e que merece uma reflexão profunda quando o assunto é tecnologia.
Todos os anos, um tema atual é escolhido e eventos celebrando esse tema acontecem em todo o mundo. Este ano o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação se concentra em “Capacitar os países menos desenvolvidos por meio de tecnologias de informação e comunicação”. Continue a leitura e descubra o que está envolvido nesse tema.
países menos desenvolvidos e o investimento digital
Na última década, o desafio da conectividade tornou-se mais complexo e exigente. Colocar todas as pessoas online não é mais suficiente. Para os países menos desenvolvidos, isso continua sendo um grande desafio. A divisão digital entre esses países e o resto do mundo mostra poucos sinais de redução. À medida que o mundo se torna cada vez mais adepto de alavancar a Internet para a criação de valor, os países menos desenvolvidos correm o risco de ficar para trás.
Por isso, este ano, o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação se concentra em “Capacitar os países menos desenvolvidos por meio de tecnologias de informação e comunicação”. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), no meio da agenda para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030, os países menos desenvolvidos continuam sendo o maior recurso inexplorado do mundo, cujas necessidades devem ser atendidas para alcançar estes objetivos. O investimento nesses países pode impulsionar o crescimento sustentável por gerações.
Em 2022, cerca de 407 milhões de pessoas nos países menos desenvolvidos estavam usando a Internet, representando 36% da população, em comparação com 66% globalmente.
Medindo o desenvolvimento digital da União Internacional de Telecomunicações – Fatos e Números: Foco nos Países Menos Desenvolvidos mostra que a conectividade universal e significativa continua sendo uma perspectiva distante para os países menos desenvolvidos.