Oficialmente, em 1990, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a segunda quinta-feira do mês de novembro como o Dia Mundial da Qualidade. Este ano, acontecerá dia 10 de novembro de 2022. O objetivo deste dia é destacar a importância da qualidade na produtividade e na competitividade das organizações, assim como para a prosperidade dos indivíduos e dos países.
Devido a formalização pela ONU, muitos profissionais acreditam que essa seja a origem da data. Contudo, há registros de comemorações a este dia muito antes disso. Além disso, o Dia Mundial da Qualidade jamais teria tanta visibilidade se não fosse a atuação fundamental do CQI (Chartered Quality Institute) para popularizar a data. Vamos entender melhor essa história?
HISTÓRIA DO DIA MUNDIAL DA QUALIDADE
Todos os anos, o tema do Dia Mundial da Qualidade é decidido pelo Chartered Quality Institute (CQI). Fundado em 1919, o CQI é o órgão profissional para especialistas na melhoria da qualidade de produtos, projetos e serviços. Desde a sua criação, o CQI estabeleceu um padrão para defender a excelência organizacional na gestão da qualidade em todo o mundo. A organização agora tem uma adesão de aproximadamente 18.000 pessoas e é a única organização que pode premiar pessoas com o status “Chartered Quality Professional”. O CQI também é responsável pelo Registro Internacional de Auditores Certificados (IRCA).
Parte da missão do CQI é “melhorar a capacidade das organizações de oferecer o melhor para consumidores e partes interessadas”. Sua visão é “um mundo em que organizações de todos os tipos e tamanhos prosperem, fornecendo valor excepcional para clientes, partes interessadas e sociedade”.
Anualmente, o CQI cria um tema diferente, que seja amplo o suficiente para organizações desenvolverem e promoverem com sua equipe. Estes temas são apresentados como sugestões. Contudo, eles podem ou não serem trabalhados nas organizações. Isso irá depender muito do tipo de organização e se o tema se encaixa à cultura e contexto da sua empresa, por exemplo.
Nos últimos 5 anos, os seguintes temas foram abordados pelo CQI:
- 2021 – Sustentabilidade: melhorando nossos produtos, pessoas e planeta
- 2020 – Criando valor para o cliente
- 2019 – 100 anos de qualidade
- 2018 – Qualidade: uma questão de confiança
- 2017 – Comemorando a Liderança Diária
O CQI sempre comemorou o Dia Mundial da Qualidade. Entretanto, à partir de 2021, o órgão ampliou o escopo para toda a segunda semana de novembro. Ou seja, o Dia Mundial da Qualidade cresceu e virou a Semana Mundial da Qualidade!
Tema 2022: “Consciência da qualidade: fazendo a coisa certa”
O tema para o Dia Mundial da Qualidade 2022 decidido pelo CQI é “Consciência de qualidade: fazendo a coisa certa”. O tema deste ano dará aos profissionais de qualidade a oportunidade de refletir sobre como a cultura corporativa pode ser fundamental para ajudar as organizações a tomar as decisões éticas corretas em nome de todas as partes interessadas.
O que é Consciência de Qualidade?
Quando se trata de qualidade, muitas empresas afirmam ter consciência. Mas o que isso significa? Para alguns, pode ser estar aderindo a um determinado conjunto de padrões ou práticas recomendadas. Outros podem priorizar a experiência do cliente, colocando suas necessidades em primeiro lugar. Seja qual for a definição, as empresas de consciência de qualidade sempre se esforçam para fazer a coisa certa – mesmo que não seja a coisa mais fácil.
O escopo da consciência de qualidade não deve se limitar apenas aos acionistas e clientes, mas deve expandir-se para incluir funcionários, sociedade e meio ambiente. Assim, o tema da Semana Mundial da Qualidade deste ano oferece uma oportunidade para refletir sobre como a cultura e a consciência corporativa podem ajudar ou atrapalhar uma organização a tomar decisões e ‘fazer a coisa certa’ para todas as partes interessadas.
Conclusão
Uma empresa com consciência de qualidade entende que sua reputação é tudo. Ela sabe que se não tratar seus funcionários, fornecedores e clientes de forma justa, não conseguirá se sustentar por muito tempo. Além disso, percebe que se não cuidar bem do planeta, também não sobreviverá. Portanto, ele escolhe fazer a coisa certa porque quer ser o tipo de negócio que outras empresas admiram.
Nós, da BRICS certificações aproveitamos esta data para parabenizar nossos clientes e todos os profissionais que fazem da qualidade uma conquista diária.
BRICS CERTIFICAÇÕES
A BRICS é um Organismo Certificador de Sistemas (OCS) e realiza avaliações da conformidade por meio de auditorias do Sistema de Gestão da Qualidade, baseado na ABNT NBR ISO 9001:2015. Destaque-se da concorrência com a certificação ISO 9001:2015, assegurando sua conformidade com as normas deste sistema de gestão da qualidade (SGQ) de reconhecimento internacional com a BRICS. Para mais informações, acesse aqui.