Todos nós sabemos que um ruído alto, especialmente durante longos períodos de tempo, pode causar problemas de audição. No entanto, poucos sabem que a duração da exposição e a frequência com que essa exposição ocorre também desempenham um papel importante na perda auditiva.
Esses ruídos, chamados de poluição sonora, podem causar além de surdez, distúrbios no sono, estresse, ansiedade, falta de concentração, dores de cabeça, distúrbios digestivos e até aumento da agressividade.
Os níveis de ruído são medidos em decibéis (dB). Quanto mais alto o nível de decibéis, mais alto é o ruído. Sons com mais de 85 dB podem ser extremamente nocivos para a nossa audição.
Para um secador de cabelo, o som que ele produz, em média, se enquadra na categoria “Muito alto” da tabela da ASHA – American Speech-Language-Hearing Association, que identifica a quantidade de ruído (em decibéis) e o seu efeito em nós. Veja abaixo:
[ninja_tables id=”2027″]
Concluímos que embora existam emissões sonoras mais altas, é importante estar ciente dos perigos envolvidos na exposição ao ruído dos secadores de cabelo, uma vez que é algo que a maioria das pessoas não identifica como alto, mas que pode causar danos a audição.
Como escolher o seu secador de cabelo?
Pensando na segurança dos consumidores, o Inmetro e o Ibama criaram o Selo Ruído, parte do Programa Silêncio, que tem como objetivo combater a poluição sonora do país, orientar o consumidor na hora de escolher eletrodomésticos mais silenciosos, estimular os fabricantes a produzirem produtos com níveis de ruídos cada vez menores e melhorar a saúde do cidadão.
Atualmente, o Selo deve ser encontrado em aspiradores de pó, secadores de cabelo e liquidificadores. Deve estar colado no produto ou em sua embalagem, para que na hora da compra, você possa escolher aquele que tenha o menor nível de potência sonora. Assim, fica fácil comparar os modelos e escolher qual o melhor para você.
Classificação dos níveis de Potência Sonora
A BRICS Certificações atua como Organismo Certificador de Produtos (OCP) acreditado pelo Inmetro e concede aos fabricantes e importadores o Selo Ruído. A OCP lembra aos consumidores que, segundo a classificação do nível de potência sonora para secadores de cabelo, constante na Tabela A.E.I.2 da Portaria Inmetro 430/2012, para receber a melhor avaliação no Selo Ruído, o secador de cabelo não pode exceder 78 decibéis.
O Selo Ruído é só indicativo, não obriga a indústria a produzir aparelhos menos barulhentos. Mas com certeza, quanto melhor barulho, melhor para o usuário. Por isso, na próxima vez que estiver buscando um secador de cabelo, fique atento a embalagem do produto e confira esta informação.
Boas compras!
Faustino Júnior – LinkedIn: faustinojunior | Instagram: @admfaustinojunior
Administrador de Empresas, Auditor Líder ISO 9001/22000. Ajuda empresas e profissionais da qualidade a simplificarem seus processos, contribuindo com tecnologia e conteúdo.
Comentários são bem vindos. Não esqueça de compartilhar o conteúdo em suas redes sociais!
[…] Ruído – Dentre os queridinhos para a compra do Dia dos Namorados está o secador de cabelo. É importante observar se o produto possui o Selo Ruído. Ele informa a potência sonora em […]